fbpx
Escolha uma Página

Apenas no inicio do século XX surgiram às primeiras discussões sobre a influência do aspecto psicológico no desempenho de atletas no contexto esportivo, mas desde a Grécia antiga, filósofos como Aristóteles e Platão já especulavam sobre a função perceptual e motora do movimento por meio dos conceitos de corpo e alma, por esse motivo a Grécia é considerada o berço da psicologia esportiva.

 

Em termos gerais, a psicologia esportiva estuda o poder da mente sobre o corpo para aprimoramento de um atleta na execução de seus movimentos, pois como é sabido e evidenciado, o segredo do sucesso de um atleta não está no comprimento de seus membros, na profundidade do pulmão ou no desenvolvimento muscular, mas sim, no controle emocional sobre o corpo.

 

Corpo x Mente

 

O recurso mais poderoso que um psicólogo esportivo ou mesmo o próprio atleta pode utilizar para calibrar mente e corpo na busca por um maior rendimento esportivo chama-se Programação Neolinguística (PNL). A PNL é um conjunto de ferramentas que usa padrões de linguagem eficazes para aprimorar o cérebro em vários aspectos, incutindo na mente novas crenças fortalecedoras e com isso melhorando a disciplina, foco, poder pessoal e assertividade.

 

Entre milhares de técnicas que a PNL disponibiliza para você fazer melhor o que já faz bem ou fazer bem aquilo em que não é tão bom, está uma que se chama ENSAIO MENTAL, mas para usar com o máximo de aproveitamento essa técnica, é necessário que você possua metas especificas sobre o que quer fazer. Metas são objetivos ou alvos de ações e podem ser divididas em três tipos:

 

Metas de resultado

O foco está no resultado, por exemplo, em ganhar determinada competição, marcar a maior quantidade de pontos. O foco no resultado é importante, mas só isso não é suficiente, todos os corredores de uma maratona tem o objetivo de ganhar a corrida, mas apenas isso não faz de ninguém um campeão, é necessário levar em contas outros tipos de meta.

 

Metas de desempenho

O atleta está focado em melhorar o seu próprio desempenho, não necessariamente e imediatamente em comparação a outros atletas, mas a si mesmo, ele quer superar seus próprios limites, ultrapassar suas próprias marcas. Algumas pessoas focam diretamente em atingirem performances melhores que as de seus adversários e ao se depararem muitas vezes com alvos tão elevados, desistem, porque não levam em conta que vencer o adversário é a META DE RESULTADO, mas essa meta não será atingida sem antes alcançar as METAS DE DESEMPENHO e isso é um processo que leva um tempo de esforço em treinamento, e por falar em processo…

 

Metas de processo

Esse tipo de meta está relacionamento com as ações que o individuo deve praticar durante o desempenho para executar ou atuar bem, por exemplo, um jogador de futebol pode estar treinando para ser o mais rápido em campo, mas se ele quiser atingir esta meta, vai ter que buscar estratégias para no mínimo melhorar sua respiração para não perder o folego enquanto corre, isso além de treinar bastante.

 

Saber para onde quer ir é tão importante quanto a condução que vai usar para chegar lá, porque como diria certo pensador, para quem não sabe para onde esta indo, qualquer lugar serve. Imagine as metas como o destino, a linha de chegada e a técnica que você vai aprender agora, como a condução que te ajudará a chegar mais rápido no seu destino. A ferramenta que vou lhe apresentar agora se chama ENSAIO MENTAL e é algo tão absurdamente simples quanto eficaz.

 

A técnica: O ensaio mental

O ensaio mental como o próprio nome diz, se trata de um exercício de visualização em que você imagina-se realizando sua meta, a base cientifica é que o cérebro não distingue o real do imaginário e mobilizara os recursos necessários para realizar de fato aquilo que já é real na mente.

 

No ensaio mental é essencial o envolvimento de todos os sentidos, ver, ouvir e sentir como se estivesse executando a tarefa e ainda imaginar como se sente ao fazer isso. Essa estratégia é muito útil para quem está se preparando para tirar a carteira de motorista, imaginar-se entrando no carro, sentando-se no banco, pondo os pés nos pedais e as mãos no volante, colocando o cinto de segurança, conferindo os espelhos, respirando de forma tranquila e relaxada (pode respirar fundo agora), ligando o carro e acelerando bem devagar com firmeza e segurança enquanto controla a direção e passa a primeira marcha…

 

Aposto que se sentiu dirigindo agora, não foi? Se você imaginar o sabor do limão, provavelmente também vai salivar, quando pensa na sua comida predileta, sente água na boca e esse é o objetivo do ensaio mental, causar no corpo todos os sinais físicos que o atleta sentirá quando bater sua meta.

 

É importante repetir a visualização várias vezes e disciplinadamente, ver, ouvir e sentir com a mente e para uma melhor execução do treinamento mental, você pode considerar essas perguntas enquanto visualiza: com que roupa está? Está frio ou quente? Quem está com você? O que você sente quando começa o exercício? Como é a sensação de ter vencido? Como se comporta nesse momento?

 

Existe também os RITUAIS para o ensaio mental, quem já viu ou observou o jeito que o Cristiano Ronaldo se prepara para um tiro livre, os 3 passos para trás e as mãos na cintura, tudo isso faz que ele ative um GATILHO MENTAL para se visualizar na perfeita cobrança.

 

Outro grande atleta como Rafael Nadal também é conhecido por ter os rituais para se concentrar, deixando sempre duas garrafas de água alinhadas na frente do banco, com o rotulo virado para o lado em que vai jogar, e justamente em uma das partidas uma das garrafas caiu com o vento e com isso ele parou o jogo até que um apanhador de bolinhas arruma-la.

 

Também temos outros grandes atletas vencedores como o Cielo que antes de iniciar a competição da sempre 3 batidas no peito para se concentrar mentalmente e assim iniciar seu processo mental de excelência.

 

É interessante também se referir a si mesmo no ensaio mental como se aquele filme estivesse acontecendo no presente, por isso use palavras como VEJO e não verei, OUÇO e não ouvirei, SINTO e não sentirei. Qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários que responderei com muito prazer.

 

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos.

Hipnose sem limites, você sem barreiras.

 

Onde me encontrar