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O grande problema para os vendedores, é não fechar uma venda, por não ter conseguido atrair a atenção dos prospectos ou clientes, isso faz com que seu produto se torne desinteressante ou sem necessidade.
O que causa isso é o fato de ou por falta conhecimento ou técnica, o vendedor não consiga demonstrar ao cliente, nada que chame sua atenção, sendo assim ele não desperta o interesse necessário ao cliente para o produto e consequentemente para fechar a venda também.
Então como resolver isso?

 

 

Para resolver esse problema o vendedor necessita usar alguma técnica que desperte exatamente curiosidade ou dúvida no prospecto ou no cliente, e assim fazer ele querer o produto ou achar que quer, e nessa parte entra os gatilhos
mentais.
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são todo contexto usado para transformar um prospecto* em um cliente, que você desenvolver durante a venda existe vários gatilhos aqui mencionaremos alguns como :

  • Dor vs Prazer;
  • Novidade ou Surpresa;
  • Necessidade ou Solução;
  • Segurança;
  • Emocional ;
  • Repetição;

Dor vs prazer
Esse é bem simples de explicar, nossa motivação e movida por duas forças, a necessidade de se aproximar do prazer ou de se afastar da dor, esse gatilho trabalha dentro disso, mostrando ao cliente que ao adquiri seu produto, ele sentirá prazer e se não adquirir terá sofrimento ou dor.
Novidade ou surpresa
Esse gatilho trabalha na necessidade das pessoas de buscar algo novo, então você bom vendedor vai suprir essa vontade do com seu serviço ou produto, tudo que você consiga mostrar que é novo ou que surpreenda seu prospecto fará ele vira seu cliente.

Necessidade ou solução
Grande maioria das pessoas vão atrás de um produto ou serviço por esta realmente necessitando, isso porque elas têm um problema é necessita resolver, ou um carro novo, uma roupa para o fim de semana, enfim a necessidade de
resolver algo a faz ir até você e caberá a você solucionar o problema dela com seu produto, então descubra qual a necessidade do cliente.
Segurança
Esse gatilho trabalha dentro da necessidade de mostrar ao cliente o quanto a seguro adquiri seu produto, que ao fazer isso ele terá todo segurança de levar algo que satisfaça sua vontade e seus desejos, e não só deles mas também das
pessoas a sua volta, pois muitas pessoas não compram por medo de às pessoas dizerem que ela fez um mal negócio.
Emocional
Esse gatilho trabalha na necessidade do cliente de sentir o prazer, já mencionado antes, quando você conseguir convencer o prospecto de que ele realizará sua vontade, aquilo vai ser bom a ele, trará benefício, mudará para
melhor seu estilo de vida, então ele já não será um prospecto e sim um cliente.

Repetição
Esse gatilho e usado quando você cita sua marca ou algo que lembre ela várias vezes assim fica na cabeça da pessoa, como o slogan de alguma marca famosa, e um exemplo mais recente a torcida do flamengo criou o bordão “cheirinho”
então quando se menciona isso Inconscientemente já é ligado a marcar do clube de futebol.
Então a importância de utilizar bem os gatilhos na venda faz muita diferença, faz você se tornar um vendedor com um novo olhar e mais seguro de que você irá realizar o fechamento dessa venda e que seu cliente estará satisfeito,
possibilitando uma possível volta no futuro.

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